Método GTD: o que é e como melhorar a produtividade com ele
Você conhece o Método GTD: o que é e como melhorar a produtividade com ele?
A área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) é vital para qualquer empresa.
Porém, pode ser desafiador trabalhar na área, especialmente por ela ser nova e estar em processo de construção. Sendo assim, nem sempre é fácil começar algo novo.
Nessa hora, o método GTD, ou "Getting Things Done", pode ajudar. Ele tem se tornado cada vez mais popular entre profissionais de T&D justamente por dar aquele “empurrão inicial”, além de se mostrar uma excelente ferramenta para aplicar antes e durante as ações, planejamento e projetos da área.
Quer saber mais sobre a GTD? Confira este texto.
O que é o GTD?
GTD é a sigla para "Getting Things Done", ou "fazendo as coisas", em tradução livre. A metodologia foi criada por David Allen e se concentra em ajudar os times de T&D a focarem uma ação de cada vez, para alcançar mais resultados.
Além de aumentar a eficiência e produtividade por trabalhar com passos, a GTD permite tomar decisões mais assertivas em projetos e ações de educação corporativa.
Método GTD: o que é e como melhorar a produtividade na prática?
Basicamente, o recurso consiste em cinco etapas. Vamos falar sobre cada uma delas a seguir. Acompanhe!
Coletar
Essa é a primeira etapa e consiste em centralizar em um só local todas as tarefas, ideias e projetos que precisam ser realizados, sem se preocupar em classificá-los ou organizá-los em um primeiro momento. Por exemplo:
realizar pesquisas com os times da empresa;
avaliar individualmente o que precisa ser desenvolvido em cada setor;
conversar diretamente com os colaboradores de uma determinada área, entre outros.
Processar
Em um segundo momento, é hora de processar tudo o que foi separado, decidindo o que é realmente importante e precisa ser feito. Porém, ainda não é o momento de definir prioridades. Mas sim apenas selecionar o que ficará para depois e o que será abordado no agora. Por exemplo:
“Agora é hora de realizar pesquisas com os times para entender o que eles acham que deveria ser abordado no próximo treinamento. Porém, não teremos tempo de conversar com um a um. Portanto, vamos selecionar porta-vozes de cada área”!
Organizar
A terceira etapa é a de organizar as coisas que você decidiu fazer, colocando-as em categorias e listas de tarefas. Aí sim, é a hora de priorizar! Como conversar com cada porta-voz? Quando? Quem estará envolvido no processo? Essas são perguntas simples que precisam ser respondidas.
Revisar
Esse é o momento de revisar as listas de tarefas. Isso deve ser feito regularmente, em diferentes etapas da construção do treinamento EAD, para garantir que você esteja no caminho certo, bem como fazer os ajustes necessários.
Fazer
A última etapa é a de colocar em prática os passos acima e executar as ações de T&D. Porém, com tudo previamente organizado, será simples chegar a um bom resultado final.
Por que o método GTD tem sido utilizado para melhorar os resultados na educação corporativa?
A busca por mais eficiência e produtividade é constante no mundo empresarial. Porém, com o crescimento dos projetos de universidades corporativas e de ações de T&D, essa procura está ainda maior.
A ideia, afinal, é desenvolver a equipe continuamente, para que seus resultados impactam positivamente o crescimento do negócio. Com sua abordagem de concentrar-se em uma ação de cada vez, o método GTD proporciona benefícios significativos, como:
aumento da produtividade da equipe;
maior eficiência na execução de ações;
melhora na qualidade das decisões;
organização;
retornos mensuráveis.
>>> 💡Veja também: 15 estratégias de resultados para sua Universidade Corporativa
5 benefícios do método GTD para melhorar a produtividade na empresa
Conheça mais profundamente algumas das vantagens apresentadas acima, que fazem com que a GTD seja uma prioridade para muitas equipes de T&D que querem melhorar seus resultados!
1.Maior produtividade
Ao se concentrar em uma tarefa de cada vez, aumenta-se a eficiência e a produtividade de cada ação necessária para montar o treinamento ideal. Isso é conseguido através da organização das tarefas, priorização e gerenciamento do tempo.
2.Melhoria da tomada de decisão
Ao organizar as tarefas, as pessoas envolvidas no projeto têm uma visão mais clara do que precisa ser feito e das prioridades. Isso facilita a tomada de decisão. Além disso, a GTD também incentiva a reflexão sobre a verdadeira relevância das ações a serem tomadas. Desse modo, evitam-se decisões precipitadas.
3.Redução do estresse
A metodologia GTD ajuda o time de T&D reduz a sensação de estresse e ansiedade causada pela sobrecarga de tarefas. Isso porque elenca o que deve ser feito por passos, o que permite que os profissionais se concentrem em um passo de cada vez e “coloquem a mão na massa”.
4.Melhoria da comunicação
O GTD incentiva a definição de objetivos claros e a comunicação eficaz com todas pessoas envolvidas nas tarefas. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e a garantir que todos estejam alinhados quanto ao que deve ser feito.
5.Maior flexibilidade
A metodologia GTD é flexível e pode ser aplicada para atender às necessidades de cada indivíduo ou empresa. Além disso, ela também permite a adaptação às mudanças de planos ou prioridades, o que ajuda a manter a agilidade e a flexibilidade em alta.
Método GTD e Evolluo para sua universidade corporativa
A metodologia é uma excelente ferramenta para organizar e priorizar tarefas. Mas para alcançar o sucesso completo é preciso mais do que apenas organização! É necessário investir em desenvolvimento contínuo e em habilidades para lidar com o fluxo constante de tarefas e demandas.
A Evolluo é uma plataforma de educação corporativa da aprendeai.com que aumenta a eficiência da gestão dos treinamentos na empresa reduzindo as tarefas manuais do dia a dia da equipe de treinamentos.
Além disso, auxilia na tomada de decisões com gráficos que acompanham a performance da equipe em tempo real, além de reunir em um só lugar cursos e conteúdos multiformatos prontos com os melhores experts.