Como criar uma universidade corporativa que gera resultados?
Para ajudar você a chegar lá, separamos 7 dicas para gerar mais resultados com uma universidade corporativa
Trabalha na área de T&D — Treinamento e Desenvolvimento — ou em outras áreas de RH, e deseja criar uma universidade corporativa que ajude a aumentar os resultados dos colaboradores?
Como você pode imaginar, essa não é uma tarefa simples e existem muitos detalhes a se avaliar. Mas é possível! É fundamental buscar por uma solução que se alinhe ao perfil dos talentos da empresa e, é claro, que seja apoiada pelas lideranças.
Quer saber como dar início à sua universidade corporativa? Acompanhe este conteúdo!
O que é uma universidade corporativa?
A universidade corporativa é um projeto multidisciplinar que busca treinar e desenvolver todos os colaboradores de uma empresa. A ideia é educar de dentro para fora, garantindo que o desenvolvimento dos colaboradores impacte cada vez mais positivamente os resultados da empresa.
O conceito desse tipo de projeto surgiu nos anos 80 e, ainda assim, é um tema novo para as organizações. Contudo, já comprovou ser o caminho certo para os que desejam otimizar a conquista de resultados. Inclusive, 76,5% das empresas pretendem investir em educação corporativa nos próximos anos.
Por que cada vez mais empresas estão aderindo à criação do próprio ambiente interno de aprendizagem?
Não é de hoje que as empresas passaram a perceber que a melhor equipe para conduzir as iniciativas de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores internos da empresa… era o próprio RH. Afinal, eles estão próximos da realidade, dos valores e das necessidades da companhia e já conhecem os colaboradores.
Com isso, os investimentos com T&D e áreas dedicadas aos funcionários, como Employer Branding, cresceram absurdamente — em especial durante a pandemia.
Porém, isso não significa que, somadas às tarefas do dia a dia, o RH tenha capacidade de criar uma universidade do absoluto zero. Pelo contrário, a ideia não é sobrecarregar o time, mas sim incluí-lo diretamente na criação de ações que beneficiem toda a empresa por meio da educação corporativa.
7 insights para criar uma universidade corporativa que gera mais resultados
Após entender as motivações por trás da criação de universidade corporativa interna, vamos colocar a mão na massa. Confira 7 insights que ajudam você a chegar no projeto dos sonhos.
1. Trabalhe junto com as outras equipes
Não estamos falando de um curso individual. Mas sim de uma universidade! Por ser um projeto de grande porte, é fundamental que o máximo de pessoas possíveis estejam envolvidas.
Elas precisam deixar claro o que esperam das ações, o que as impulsiona mais a participar dos treinamentos e o que não desejam ver acontecer. É claro que as sugestões devem ser encaradas dentro do possível — mas precisam fazer parte do planejamento.
Sem dúvidas, a melhor forma de construir uma universidade corporativa de sucesso é em colaboração com outros profissionais.
2. Mensure os investimentos necessários
Essa é, provavelmente, a parte mais complexa do projeto. Afinal, envolve diversas decisões a serem colocadas no papel. Quanto de investimento será destinado à universidade? Quais líderes estarão diretamente envolvidos no processo? Quais ferramentas serão utilizadas?
É preciso ter algumas métricas em mente desde o início, como Taxa Mínima de Atratividade – TMA, Payback do Investimento e Valor Presente Líquido – VPL.
Também é preciso pensar em como comprovar os resultados trazidos pelos cursos que serão ministrados. Prepare-se para calcular o ROI, para acompanhar as taxas de adesão/retenção dos projetos e muitas outras métricas.
3. Invista no EAD
Uma forma de simplificar o processo acima é economizar custos com os treinamentos online. Uma universidade EAD é certamente menos custosa — e trabalhosa — tanto de abrir quanto de gerenciar.
Existem ferramentas dedicadas a ajudar profissionais de T&D a entregarem cursos de educação corporativa nas mãos dos alunos com autonomia e inteligência, como a Evolluo.
Com ela, você cria trilhas personalizadas e oferece cursos específicos para cada skill que precisa ser desenvolvida (em massa, em grupos ou de forma individual). Tudo com a ajuda de experts como professores e por um modelo de subscrição on-demand.
Ou seja, os alunos fazem os treinamentos conforme a disponibilidade na agenda, de qualquer lugar e a qualquer hora.
>>> 💡Aproveite para ler: Como criar uma fábrica de conteúdos para sua universidade corporativa?
4. Ofereça conteúdos pré-existentes com novos
É improvável que o RH tenha condições imediatas de criar todos os cursos da universidade do zero com agilidade. Para colocar o projeto em andamento e colher os frutos com rapidez, é preciso ser estratégico.
Uma boa forma de fazer isso é mapear as skills que precisam ser trabalhadas e iniciar a criação das trilhas personalizadas. Enquanto isso, entregar cursos pré-prontos para os colaboradores com a ajuda de ferramentas específicas de educação corporativa.
5. Invista em conscientização e divulgação
Para que a universidade seja um verdadeiro sucesso, é preciso que os talentos tenham adesão aos cursos. Nessa hora, capriche nas ações de conscientização, que deixam claro para os colaboradores a importância de se dedicarem ao autodesenvolvimento.
Crie também boas divulgações. Elas serão essenciais para convencer os participantes e, é claro, a relembrar os “esquecidos” de realizar os cursos ideais para suas necessidades.
6. Deixe o conhecimento disponível 24/7
Uma universidade de sucesso permite que os colaboradores escolham sua própria agenda de aprendizagem. Para isso, é preciso que possam se desenvolver a qualquer momento.
7. Monitore constantemente os resultados
O sucesso da universidade corporativa pode vir por mais lucros, mais produtividade ou menores taxas de turnover. De qualquer forma, é preciso monitorar o processo!
Isso significa ter em mãos relatórios e gráficos que sejam confiáveis, facilmente analisáveis e úteis para apresentar resultados à liderança. Conte com uma plataforma LMS dedicada a facilitar a vida do educador corporativo nessa hora.
Aproveite também os feedbacks trazidos pela própria equipe. Eles serão fundamentais para melhorar continuamente a qualidade das entregas e, consequentemente, dos retornos obtidos através dela!
Viu como construir uma universidade corporativa é possível? Apesar de não ser um projeto simples, o trabalho em equipe, a dedicação e as ferramentas certas são certeiras para tornar o caminho mais simples.
A Evolluo te ajuda a criar uma universidade corporativa que gera resultados
A Evolluo é uma plataforma de ensino inteligente da aprendeai.com que aumenta a eficiência da gestão dos treinamentos na empresa reduzindo as tarefas manuais do dia a dia da equipe de treinamentos.
Além disso, auxilia na tomada de decisões com gráficos que acompanham a performance da equipe em tempo real, além de reunir em um so lugar cursos e conteúdos multiformatos prontos com os melhores experts. Tudo para proporcionar aos colaboradores e a empresa uma experiência de aprendizagem completa.